Promoção de uma GUI

Quem não se lembra do massivo comercial do Microsoft Windows 95 quando eles introduziram o Botão Iniciar (que hoje é um dos mais famosos elementos de GUI), podendo ser até mais famoso que o próprio Windows. O investimento de marketing em cima do Windows 95 tornou a “Barra de Tarefas” com seu “Botão Iniciar” a marca registrada do Windows.

Tão famoso ficou, que as pessoas acostumaram-se com o termo e a idéia, que se tornou prático e essencial em um sistema operacional (SO) ter esse tal botão. Tanto é que a Microsoft patenteou essa “marca” dando ela o direito único a explorar a idéia do botão iniciar, apesar que algumas outras empresas usarem essa mesma idéia mas com tênues mudanças para não render processos jurídicos. (Atenção freetards, não estou discutindo linux, Mac ou quem veio primeiro: o ovo ou a galinha).

No Brasil, promover um novo software não é tão rentável, pois o consumidor final não é o foco principal de empresas como a Microsoft (sim, apesar de quase todos os habitantes do Brasil, terem um (PC) com o Windows instalado, a Microsoft foca mais os produtos dela em empresas. Uma justificativa talvez seria o baixo poder aquisitivo da população, não sendo viável vender uma cópia do Windows XP Professional por R$ 749,00 (mais ou menos, mas peraí, estamos no Windows Vista já, mas ainda dá para comprar o XP OEM) para o João da padaria da Penha, comerciais de softwares ocorrem com uma certa frequência, e pode-se dizer que o foco dos comerciais em GUI chama muito a atenção de consumidores finais. No vídeo abaixo você pode conferir um vídeo promocional sobre o Windows 95, na época de seu lançamento, note o foco no botão iniciar.

(esses vídeos vieram dos extras do CD do Windows 95)

O foco desse post tem mais caráter curioso do que prático. Mas é interessante ver como interfaces tem sim sua importância em produtos. Agora, se quiser vender software no Brasil para usuário doméstico, não faça propaganda na TV, mas cative eles. O que você, leitor perdido que caiu nesse blog acha? (comente! não precisa de registro)

This entry was posted in In Portuguese and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)

*