Portfólio, Portifólio ou Portfolio?

Estava contente construíndo o HTML e CSS do meu futuro portfolio que vou hospedar aqui mesmo (postarei uma mensagem avisando de sua conclusão) onde pretendo mostrar um pouco do meu trabalho feito.

Daí estava eu criando o HTML quando me deparei com uma questão simples porém que dá pano para a manga. Qual é o certo: Portifólio, Portfólio (sem “i”) ou Portfolio (“t” mudo sem acento).

E lá vou eu perguntar para quem entende: O Google. Pesquisando aqui, clica ali, favorita acolá, achei inúmeros resultados, a maioria deles blogs falando sobre esse assunto (e lá vou eu entrar na dança). Não vou contar historinha de onde surgiu a palavra, sua etimologia ou o que motivou cada um a iniciar essas variações.

O certo é: Porta-fólio ou Portfolio. Claro, “portfolio” apenas se for em inglês, em português é aquela belezura lá.

Agora a grande questão é: Como começou o Portifólio ou o Portfólio? Bom, eu defendo a idéia de que a língua se adapta ao homem, e não vice-versa (vide essa reforma ortográfica), com certeza esses neologismos são da categoria “zipar”, “rodar” (ação de dar um “RUN”), “debugar” ou x. Não estão certos, porém não estão errados na minha opinião.

O que eu faria (e é o que eu vou fazer) é escolher uma das duas formas corretas, pois apesar de pessoalmente não achar nada de mais encontrar portifólio ou portfólio por aí, vou ao menos tentar exercer um pouco de profissionalismo para fazer um bom Portfolio… a começar escrevendo o nome dele certo, para o Pasquale não puxar meu pé a noite.

This entry was posted in In Portuguese and tagged , . Bookmark the permalink.

1 Comment

Leave yours!
  1. Sandra Ribeiro
    at September 30, 2009, 6:29 pm

    Também estive eu procurando a grafia correta. Tanta complicação, não é?
    Mas localizei num determinado site que da maneira”aportuguesada”, seria mesmo “portifólio”…
    Aí encontro várias escritas e poucas explicações.
    Se a língua portuguesa valorizasse apenas sua própria língua, certamente seria mais fácil, mas sempre temos que estar copiando o que não nos pertence!
    Afffff,….
    Vou escrever no “porfólio” dos meus alunos dessa maneira, mas dá vontade de arranjar um sinônimo só pra contrariar!!!! heheheheeh
    Abraços

    Sandra

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)
*