Perfil de um Game Designer

Há muito gosto desse universo de games, e um Game Designer é uma profissão que muitos consideram “Divertida” mas toda profissão tem seu ócio e essa não vai ser uma excessão, mas mesmo assim acredito ser uma profissão que valha a pena apostar no futuro. Falo da profissão de um Game Designer. Agora a primeira coisa que pensamos é: Qual o perfil de um Game Designer? Todo profissional tem um perfil e esse também tem!

Quero um dia poder trabalhar com isso, então como quem não chora não mama, corri atrás de informações interessantes, mas como no Café com USB a coisa tem que andar rápido, poupo sempre vocês de teoria em excesso e vamos ao “Hands-on” desse negócio de ser Game Designer. Fiz uma pequena busca no Google e acho que meu QI de Game Designer subiu de 0 para 0.01. As poucas fontes que consultei falam das qualidades que um Game Designer deve ter, para de fato trabalhar com Game Design.

A primeira coisa é, obviamente, gostar de jogos. Você tem que ser o tipo de pessoa que dorme e sonha com a trilha sonora dos jogos que joga, não importa se é de 8bits (se for, creio que deveria sonhar em hexadecimal também, para tornar as coisas mais emocionantes). As empresas que contratam Game Designers, almejam pessoas saibam o que torna um jogo bom, e o que torna um jogo ruim. Um Game Designer bom agrega muito valor a um jogo. Posso arriscar (lembrando meu QI atual) que um Game Designer na indústria de jogos, é o mesmo que um Arquiteto numa indústria de softwares corporativos.

E para ter esse “knowhow” você tem uma única opção: Jogar, jogar, jogar E jogar. Jogando jogos, você criará uma base de informações mentais e ter a capacidade de comparar qualidades e defeitos com um leque de títulos. Você saberá extraír e compilar as melhores idéias e delas criar novas.

A segunda coisa é ter a tão famosa “Habilidade de Resolver Problemas”. Um jogo é composto de desafios (mesmo os mais passivos dos desafios, que é fazer com que seus Sims não se matem ou vão a falência) pois desenvolver jogos nos coloca de frente a inúmeros bugs e problemas lógicos que precisam ser resolvidos, isso pode variar desde problemas de colisão até situações reais difíceis de serem abstraídas para um meio digital. A regra é: Você tem que ser o tipo de pessoa que devora problemas/enigmas sempre que batem de frente com você, seja na sua vida pessoal quanto profissional.

A terceira e não menos importante é ser rápido ao criar e resolver problemas, uma vez que a indústria de jogos, assim como a do cinema, tempo é dinheiro, ainda mais se tratando da “Arquitetura” de um jogo! Todos sabemos que a Pressa é inimiga da Perfeição, então você deve achar o “Tempo Ideal” entre Rapidez e Perfeição.

Após ter essa noção, já pude ter uma breve idéia do perfil psicológico de um Game Designer (ainda não tenho os técnicos). Pelo menos, me identifiquei com todos eles! Adoro pegar um problema (interessante) e derruba-lo, e quanto a jogar, bom,… comprei meu Playstation 2 há quatro meses =), então ainda sou um iniciante no “vício”.

Mas para curiosidade, segue aqui uma lista de “Skills” que uma empresa de jogos real pede para um Game Designer:

Requiriments

  • Solid record of professional game design experience (at least two shipped titles).
  • An overwhelming passion for playing and talking trash about games.
  • Prioritize well and work hard under deadlines to meet milestones.
  • Demonstrable experience in level planning and layout, with available samples.
  • Experience with Maya or other 3D modeling/world-building software.

Plusses

  • Traditional art skills and/or theater experience.
  • Enjoys working without a lot of managerial oversight, a “Self Starter”.
  • Be funny

Como pode ver, ser Game Designer não é para qualquer um, e é desse tipo de desafio que eu gosto =)

This entry was posted in In Portuguese and tagged , , . Bookmark the permalink.

1 Comment

Leave yours!
  1. Danielly
    at July 13, 2010, 9:13 am

    Você tem características que definam o designer de interfaces?

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)

*