ASP.NET para Webmasters

No início era o verbo e do verbo veio o ASP com HTML. Designers (e webmasters) e programadores viviam bem, e por um tempo foi bom. Claro que esse “viver bem” incluía algumas rixas no sentido de: Webmaster mexeu no HTML estraga o código do programador. Programador que mexeu no código, estraga o HTML do webmaster. Apesar disso tudo esses dois mundos conseguiam viver bem, no final saiam para um happy hour e tudo ficava bem novamente no escritório.

Mas com o advento do ASP.NET o que parecia ser uma solução separar o HTML do código em dois arquivos (novamente), iniciara um novo pesadelo: os Server Controls. Tente imaginar um webmaster configurando o estilo de um ASP Calendar no Dreamweaver? Não menosprezando o Dreamweaver, mas fazer isso é difícil, quando não improdutivo.

A Microsoft atualiza sempre seu framework e volta e meia pode acontecer uma disparidade na emulação dos Server Controls no Dreamweaver. (Não sei dizer se nas versões mais atuais isso foi solucionado). Então, o que muito acontecia era: O webmaster fazia o HTML com HTML Controls, passava para o programador, que convertia para Server Controls e tudo bem! Mas o programador estava gastando muito tempo nessa conversão, e qualquer alteração de layout da página, teria que ser replicado nas páginas ASPX ou refeitas do zero pela programador.

Para reduzir esse gap a Microsoft introduziu o Microsoft Expression Web, mais um produto da suíte de aplicativos da linha Expression, voltada para mídia e UI. O Microsoft Expression Web reduz esse gap entre webmasters e programadores, pois permite ao webmaster inserir Server Controls como se insere os HTML controls no Dreamweaver, e mais: Permite customizar e visualizar os Server Controls direto pelo programa, sem necessitar do Visual Studio.

Assim, o webmaster pode inserir o tão famigerado ASP Calendar, customizar sua aparência direto pelo Expression Web e visualizar na própria máquina o resultado final, antes de enviar o ASPX para o programador programar o code behind. Em teoria, dessa forma o programador não precisaria tocar novamente no ASPX e o webmaster no code behind.

Trabalhei em uma empresa que isso ocorria, além de testemunhar sua implantação e o resultado foi positivo! Pois a guerra entre webmasters e programadores era enorme! A única queixa dos webmasters quanto ao Expression Web, é que ele não tem o poder de fogo de diagramação do Dreamweaver. Mas para uma primeira versão, ainda em preview está muito bom! Aliás, durante a transição, todos podem diagramar no Dreamweaver, e após isso inserir no Expression Web para dar o toque final nos Server Controls.

Gostaria de ouvir comentários sobre o Expression Web. E quem quiser testar, o Expression Web está em sua versão Preview e pode ser testado por vários meses gratuitamente, pelo link abaixo:

http://www.microsoft.com/brasil/msdn/expression/Expression-Web/default.mspx

Na página você pode ver o Expression Blend do primeiro artigo, entre outros produtos da linha Expression da Microsoft.

This entry was posted in In Portuguese and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)

*