No início era o verbo e do verbo veio o ASP com HTML. Designers (e webmasters) e programadores viviam bem, e por um tempo foi bom. Claro que esse “viver bem” incluía algumas rixas no sentido de: Webmaster mexeu no HTML estraga o código do programador. Programador que mexeu no código, estraga o HTML do webmaster. Apesar disso tudo esses dois mundos conseguiam viver bem, no final saiam para um happy hour e tudo ficava bem novamente no escritório.
Mas com o advento do ASP.NET o que parecia ser uma solução separar o HTML do código em dois arquivos (novamente), iniciara um novo pesadelo: os Server Controls. Tente imaginar um webmaster configurando o estilo de um ASP Calendar no Dreamweaver? Não menosprezando o Dreamweaver, mas fazer isso é difícil, quando não improdutivo.
A Microsoft atualiza sempre seu framework e volta e meia pode acontecer uma disparidade na emulação dos Server Controls no Dreamweaver. (Não sei dizer se nas versões mais atuais isso foi solucionado). Então, o que muito acontecia era: O webmaster fazia o HTML com HTML Controls, passava para o programador, que convertia para Server Controls e tudo bem! Mas o programador estava gastando muito tempo nessa conversão, e qualquer alteração de layout da página, teria que ser replicado nas páginas ASPX ou refeitas do zero pela programador.
Para reduzir esse gap a Microsoft introduziu o Microsoft Expression Web, mais um produto da suíte de aplicativos da linha Expression, voltada para mídia e UI. O Microsoft Expression Web reduz esse gap entre webmasters e programadores, pois permite ao webmaster inserir Server Controls como se insere os HTML controls no Dreamweaver, e mais: Permite customizar e visualizar os Server Controls direto pelo programa, sem necessitar do Visual Studio.
Assim, o webmaster pode inserir o tão famigerado ASP Calendar, customizar sua aparência direto pelo Expression Web e visualizar na própria máquina o resultado final, antes de enviar o ASPX para o programador programar o code behind. Em teoria, dessa forma o programador não precisaria tocar novamente no ASPX e o webmaster no code behind.
Trabalhei em uma empresa que isso ocorria, além de testemunhar sua implantação e o resultado foi positivo! Pois a guerra entre webmasters e programadores era enorme! A única queixa dos webmasters quanto ao Expression Web, é que ele não tem o poder de fogo de diagramação do Dreamweaver. Mas para uma primeira versão, ainda em preview está muito bom! Aliás, durante a transição, todos podem diagramar no Dreamweaver, e após isso inserir no Expression Web para dar o toque final nos Server Controls.
Gostaria de ouvir comentários sobre o Expression Web. E quem quiser testar, o Expression Web está em sua versão Preview e pode ser testado por vários meses gratuitamente, pelo link abaixo:
http://www.microsoft.com/brasil/msdn/expression/Expression-Web/default.mspx
Na página você pode ver o Expression Blend do primeiro artigo, entre outros produtos da linha Expression da Microsoft.