Silverlight: Primeiras impressões

Seguindo o meu post inicial, instalei todas as ferramentas sugeridas e a integração com o Visual Studio 2008 foi excelente. Após feito o download dos instaladores demorei aproximadamente 15 minutos para rodar os três pacotes. Não foi necessário reiniciar o PC.

Quando o último instalador finaliza criamos uma imensa expectativa acerca do que aconteceu com nosso precioso sistema. Então corri para abrir o Visual Studio 2008 e ver o que de novo apareceu.

Como pode ver, temos agora uma integração total com o VS2008, podendo ser criado diretamente um projeto WEB baseado em Silverlight. Após escolhido o projeto, inicia-se um assistente que o guia na configuração básica do seu novo projeto e ao final, temos nossa IDE pronta. E fico feliz de falar que por essa eu não esperava: Além de uma toolbox com vários componentes novos (isso já era esperado) temos também um editor visual XAML (ou seja, é possível carregar um projeto em XAML sem se preocupar em ver só código).

Fazendo o que eu gosto de fazer, que é fuçar sem ler tutorial nenhum, me senti um pouco perdido em relação à tradicional maneira de arrastar e soltar componentes na interface gráfica a partir da toolbox. No Silverlight temos que basear nossos layouts de tela em cima de Grids por exemplo, e definir como ela trabalhará os diversos componentes (Buttons, Calendars, Textboxes, etc) que iremos adicionar.

Tão imediatamente inserido um botão (que de cara dá para ver que não se trata de um tradicional Button dos webforms), já tenho acesso às Actions deles, onde posso modificar aspectos visuais e textuais do mesmo. E também via XAML, que se propõe ser um WYSIWYG para Silverlight (isso porque nem abri o Expression Blend, que é focado para trabalhar apenas em cima de layout em XAML).

E ao pressionar o F5, já estou rodando meu botão em Silverlight. O que eu sei que em termos de customização, é possível mudar completamente a aparência deste botão, pois ele (assim como todos os componentes em silverlight) são baseados em vetor. Mas isso já é trabalho para nosso Expression Blend, que é tema para outros posts.

This entry was posted in In Portuguese and tagged , , , . Bookmark the permalink.

1 Comment

Leave yours!
  1. Walter
    at April 16, 2009, 10:15 pm

    Estou utilizando o silverlight 3 com VS 2008, e o toolbox não me permite arrastar qualquer coisa para dentro da tela. Ele está muito longe do Adobe Flex em termos de facilidade de desenvolvimento, e interface gráfica. Precisa se programar tudo.

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)

*