Historicamente, nos anos 60 não existia uma interface gráfica, até então, tudo era a base de cartões perfurados, quando não, papéis perfurados com algoritmos e alfabetos, o output (saída de dados) era feita através de impressoras. Não existia uma interação com o usuário.

Sketchpad sendo usado
Em 1962, Ivan Sutherland nascido em 1938 e até a data deste post, ainda vivo, criou em sua tese de PhD no Massachusetts Institute of Technology (MIT) o que podia se dizer a primeira GUI já desenvolvida. O software Sketchpad, que podemos considerar o antecessor do Caomputer-Aided Drafting (CAD) abriu alas para o mundo das interfaces gráficas. Com o uso de um light pen (uma caneta sensível conectada ao terminal) e um Cathod Ray Tube (CRT) que conhecemos como Monitores CRT usados até hoje
O Sketchpad segundo a Wikipédia, através de uma interface simples, porém intuitiva proporcionou ao usuário uma nova experiência ao operar um computador. Com o monitor sensível aos toques da light pen, o usuário pode “clicar” nas regiões onde estariam desenhadas opções. As áreas clicáveis eram reconhecidas ao toque, e o terminal determinava se a área x-y do toque executava alguma ação. Adicionalmente, o usuário podia desenhar na tela com a Light Pen.