O surgimento da GUI

Historicamente, nos anos 60 não existia uma interface gráfica, até então, tudo era a base de cartões perfurados, quando não, papéis perfurados com algoritmos e alfabetos, o output (saída de dados) era feita através de impressoras. Não existia uma interação com o usuário.

Sketchpad sendo usado

Sketchpad sendo usado

Em 1962, Ivan Sutherland nascido em 1938 e até a data deste post, ainda vivo, criou em sua tese de PhD no Massachusetts Institute of Technology (MIT) o que podia se dizer a primeira GUI já desenvolvida. O software Sketchpad, que podemos considerar o antecessor do Caomputer-Aided Drafting (CAD) abriu alas para o mundo das interfaces gráficas. Com o uso de um light pen (uma caneta sensível conectada ao terminal) e um Cathod Ray Tube (CRT) que conhecemos como Monitores CRT usados até hoje

O Sketchpad segundo a Wikipédia, através de uma interface simples, porém intuitiva proporcionou ao usuário uma nova experiência ao operar um computador. Com o monitor sensível aos toques da light pen, o usuário pode “clicar” nas regiões onde estariam desenhadas opções. As áreas clicáveis eram reconhecidas ao toque, e o terminal determinava se a área x-y do toque executava alguma ação. Adicionalmente, o usuário podia desenhar na tela com a Light Pen.

This entry was posted in In Portuguese and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)

*