Comunicação, até os dias de hoje

Pinturas Rupestres

Pinturas Rupestres

Eu sempre gostei de interfaces gráficas, usabilidade, navegabilidade e inovações dá área. Mas é impossível abordar esses temas sem antes falar da história da comunicação, pois tudo que temos hoje na informática foi resultado daquilo que criamos fora dos computadores, desculpem o post longo, mas a história é interessante:

Desde o período Paleolítico, o homem (conhecido como Homem das Cavernas) já expressava seu ponto de vista e a vontade de comunicar através de Pinturas Rupestres, que eram feitas a partir de tinta natural colhida a mão na natureza e derramada sobre a rocha de cavernas e grutas, que eram suas moradas. Há aproximadamente 100 mil anos antes de cristo, iniciava-se a comunicação.

De lá, até cá, houve muitas evoluções no que se diz “comunicação”, e por conta disso, notou-se que comunicar-se de maneira correta, atingem-se melhores objetivos, e atingir objetivos é muito mais interessante quando falamos de vender um produto.

Na Alemanha, em 1919 foi fundada por Walter Gropius a primeira escola de design, artes plásticas e arquitetura do mundo, a Bauhaus, que teve grandes impactos no ocidente europeu e nos Estados Unidos da América. Apesar do seu foco principal ser a arquitetura, como dito acima, outras expressões artísticas conquistaram populações mundo afora. E inspirou também, pois seu estilo modernista (que até enfrentou problemas no período nazista) era de que nada da história deveria ser estudado, visando nunca viciar-se com estilos e padrões herdados do passado.

Até então, todas as manifestações de comunicação a fim de se vender um produto eram bem desenvolvidas nas mídias impressas, como revistas, folders, jormais, outdoors e folhetos. Mas não iria ficar só nisso por muito tempo.

A internet que conhecemos hoje, que teve início em 1969 com a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), criada pelos Estados Unidos da América, com o intuito de transmitir dados sigilosos do governo durante a guerra. Mas posteriormente esta rede foi utilizada por universidades para beneficiar a comunicação entre os estudantes. Mas só em 1983 a ARPANET sofreu alterações que dariam início a internet que conhecemos hoje.

Nos anos 90, essa rede promissora ganhou sua devida divulgação e logo estava espalhada por todo o planeta. Em 1993 o primeiro Browser (Navegador) de internet, o Mosaic foi lançado, e com isso, em 1994 o interesse público pela internet já era evidente.

Hoje, vender produto e apresentar sua empresa na internet é um pré-requisito que a modernidade nos exige, a empresa que não tem um website (sítio na rede) na internet, é o mesmo que um jovem sem e-mail (Eletronic Mail – Endereço Eletrônico). E por conta disso, a concorrência que antes era quem tinha a loja mais chamativa que a do concorrente, ocorre também na internet. O website, que de agora em diante, será chamado somente de “site”, não agradar o internauta (usuário da internet) cliente, sairá perdendo, da mesma forma que um cliente real sai pela porta da frente de sua loja, sem comprar nada. E as vezes, um cliente promissor não fará nem idéia de que sua loja existe, caso ela não esteja na internet.

O mesmo ocorre também não só com sites, e sim, com Softwares Aplicativos, Jogos e Sistemas Operacionais de computadores.

Quando aqui tratamos de comunicação, significa comunicação visual, ou seja, como um sistema informatizado pode se apresentar visualmente para um usuário de computador?

Se apresentar de maneira complicada, incômoda ou estressante, as conseqüências são semelhantes a de um site. O usuário abandonará seu produto, e irá para um concorrente, mais especificamente.

É fato que estarei detalhando e dar vários exemplos no decorrer do tempo, mas por hora, o que você pensa disso? Interface gráfica, de Zero a 10, qual é a relevância quando você procura um produto/site/jogo?

This entry was posted in In Portuguese and tagged . Bookmark the permalink.

16 Comments

Leave yours!
  1. Jaqueline Silva
    at March 14, 2011, 8:30 pm

    Gostei da matéria! ^^

    Parabéns!

  2. Guilherme
    at November 11, 2011, 12:33 pm

    muito bom!

    • dorival
      at November 25, 2011, 10:18 pm

      Obrigado Guilherme, que bom que gostou :)

  3. amanda
    at April 5, 2012, 8:55 pm

    adorei a materia sobre comunicaçao

    • at April 5, 2012, 9:00 pm

      Obrigado amanda :) me diverti muito escrevendo esta matéria

  4. gabriela
    at May 28, 2012, 5:40 pm

    adorei me ajudou muito

    • at May 28, 2012, 5:42 pm

      Obrigado Gabriela,
      abraços =)

  5. gabriela
    at May 28, 2012, 5:42 pm

    adorei me ajudou muito em um trabalho
    vc é´muito inteligente

  6. Pedro Henrique Manaya Pires De Souza
    at August 19, 2012, 6:53 pm

    me ajudou muito em um trabalho de escola , eu procurei em varios saites mas esse me deu a resposta que eu queria ! . ! . ! .

  7. gabriel
    at September 15, 2012, 12:06 pm

    Muitíssimos obrigados ajudou muito para complementar o meu trabalho!

  8. jheniffer
    at March 13, 2013, 10:47 pm

    muito bom me ajudou muito n o meu trabalho adorei parabéns…………

    • at March 14, 2013, 12:39 am

      Obrigado Jheniffer! Que bom que isso ajudou em seu trabalho :)

  9. ana carolina
    at June 23, 2013, 1:20 pm

    que nada site ruim

    • at June 23, 2013, 3:01 pm

      Oi Ana Carolina,
      Imagino que deve ser versada nos assuntos do blog para concluir isso. Convido você a detalhar melhor a crítica para a comunidade, e para saber onde estou errando para poder melhorar.

      Obrigado :)

  10. ronaldy
    at October 10, 2013, 6:30 pm

    muito bom me ajudou muito para meu estudo de trabalho

    • at October 10, 2013, 6:34 pm

      Fico muito feliz! Obrigado pelo feedback :)

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)
*