Engenharia da Usabilidade: Introdução

A usabilidade é um parâmetro principal para o desenvolvimento de boas interfaces, é o que determina também se ela tem qualidade. Mas a pergunta é: Como desenvolver esta tal boa interface?

A resposta está na Engenharia da Usabilidade, idealizada por Jakob Nielsen. O objetivo dessa engenharia é obter uma interface com alto grau de facilidade de uso, Nielsen investe no processo de desenvolvimento que pode ser descrito em onze passos, que se seguidos à risca, garante uma interface com alta usabilidade. Este processo pode ser aplicado em qualquer tipo de interface: websites, softwares e games, por exemplo.

A tabela abaixo sintetiza estes processos, quanto mais passos forem seguidos, maior o grau de usabilidade. É perfeitamente aceitável que no mundo de hoje, nem sempre é possível seguir todos os onze passos, geralmente por motivos de tempo, pressão de clientes e custos. Não seguir todos os passos, as vezes para uma empresa, pode ser vital para sua sobrevivência economia. Daí surge a Engenharia da Usabilidade Reduzida, que nada mais é do que ceifar um ou mais, dos onze passos de Nielsen, para adaptar ao universo da empresa, tornando possível o emprego desta engenharia.

Uma das principais fases da engenharia (a fase 1) é conhecer o usuário. Esta etapa deve obrigatoriamente estar presente tanto na Engenharia normal quanto na reduzida. Conhecer os usuários é fundamental para sua interface, afinal, como pretende estabelecer uma via de comunicação sem sequer conhecer seu público alvo.

Fase

Descrição

1. Conhecer o usuário

Fase básica e essencial de análise das tarefas e objetivos, para identificação das características individuais dos usuários.

2. Analisar os aplicativos concorrentes

Análise comparativa de diversos produtos disponíveis, para estudo de recursos interessantes e falhas para inovar.

3. Especificar metas de usabilidade

Determinação dos pesos dos atributos de usabilidade, em função do projeto, dos objetivos da interface e das métricas da usabilidade.

4. Realizar o Design paralelo

Exploração das diversas alternativas de design, através do trabalho independente de vários designers, para geração de múltiplas soluções.

5. Fazer o Design participativo

Apresentação de diversas opções de design para uma amostra representativa de usuários, para seleção das alternativas adequadas.

6. Efetuar o Design coordenado para a interface total

Aplicação de argumentos de consistência para todo o conjunto da interface homem-computador incluindo, além das telas do produto, a documentação.

7. Aplicar os princípios de Design de interfaces e de análise heurística.

Utilização de princípios para design de interfaces com usuário e de heurísticas de usabilidade, para avaliação do design considerado.

8. Elaborar protótipos

Elaboração de telas sem funcionalidades para avaliação dos usuários e diminuição de tempos de reengenharia.

9. Aplicar testes empíricos

Elaborar uma série de testes das telas com os usuários para listagem de erros e melhorias de usabilidade.

10. Realizar o Design iterativo

Realização de novas versões da interface, através de um processo iterativo de design, baseados nos problemas de usabilidade e nas observações identificadas na fase 9.

11. Efetuar observação em campo

Análise da utilização do produto, para coleta de feedbacks

Os aspectos a seguir que vou abordar da Engenharia da Usabilidade é a Prototipação, Avaliação Heurística, As 8 Regras de Ouro, e a seguir, aprofundar cada um dos aspectos da GUI, que somados teremos então todas as ferramentas para aplicar a engenharia da usabilidade.

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1 Comment

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  1. at March 4, 2011, 8:17 pm

    Muito bom o resumo!

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