Engenharia da Usabilidade: Prototipação

Observar como um usuário se comporta ao interagir com uma interface, e atentar-se às dificuldades dele, faz da prototipação um passo importante no fluxo de uma Engenharia da Usabilidade. Morandini mostrou em sua Tese que a prototipação é capaz de determinar taxas e métricas que quantifiquem a usabilidade de uma interface.

Uma prototipação é feita criando-se uma interface com as mesmas características do produto final, mas sem funcionalidades. É apresentado aos usuários de forma que eles possam enxergar com mais clareza o produto final.

Uma vez aprovada a interface, o desenvolvimento é feito com riscos amplamente reduzidos de uma reengenharia por falhas na utilização da interface. Um protótipo representando apenas uma parte do sistema final (a interface) reduz custos, e torna-se muito mais lucrativo quando aliado a uma metodologia de desenvolvimento iterativa.

Há dois tipos de prototipação: Horizontal e Vertical. A prototipação horizontal consiste em montar uma interface completa em termos de elementos, permitindo uma visão geral do usuário por todo o sistema, assim como uma pessoa observa o horizonte, em um protótipo horizontal, o usuário obtém uma visão geral de tudo.
A Prototipação Vertical é focada nas funcionalidades. Dessa forma, um protótipo do sistema pode ser reduzido a um módulo isolado, onde o usuário poderá ver em detalhes um pedaço limitado do sistema.

Eu pessoalmente sempre defendi a prototipação como um passo importante da Engenharia da Usabilidade, pois o cliente poderá degustar o sistema antes do mesmo ser implementado. Porém, acredito que a prototipação horizontal valha mais a pena pois investir tempo em um único módulo para fazer uma prototipação vertical pode exigir muito tempo e/ou regras de negócio já funcionando, causando retrabalho.

This entry was posted in In Portuguese and tagged . Bookmark the permalink.

1 Comment

Leave yours!
  1. maxiliano
    at April 10, 2013, 1:43 pm

    Muito bom, conciso e útil.

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)

*