Para quem não é designer, começa aí um pesadelo na hora de montar uma interface: As cores. Elas são suas aliadas na passagem da informação, tanto para um site, quanto para um software ou jogo. Mas como fogo, se você não souber manipula-la, você se “queima”.
Cores são as propriedades mais ricas em um website, software ou jogo. A cor ajudará na definição da identidade visual, padrão de navegação e relacionar áreas. De acordo com Farina (2002), as cores transmitem estados e sensações, induzem uma pessoa. Tons de laranja e vermelho (cores quentes) atraem jovens de 10 a 17 anos, tons claros de azul e cinza atraem a atenção de profissionais adultos entre 20 e 40 anos. Ao projetar um software, website ou jogo, deve-se levar em consideração as cores e usar elementos com cores certas. Tons de verde remetem a um ambiente hospitalar. Um software de automação hospitalar que siga estes padrões se adapta bem ao ambiente e provavelmente ao logotipo da empresa que certamente seguirá o mesmo padrão de cores.
A combinação de cores é muito importante, uma boa combinação causa harmonia, tranqüilidade e conforto visual no produto. Como um remédio, dosar para mais ou para menos o fator “cor” fará com que o produto melhore ou fique mais doente ainda. Por exemplo, usar a cor azul e vermelha combinadas causa um desconforto visual, pesando muito o produto e conseqüentemente a opinião subjetiva de um usuário para com o produto. Veja abaixo a imagem e note como as junção nas fronteiras das cores criam linhas claras e escuras entre elas. Isso não existe, é um desconforto visual.
A cor de um website está intimamente ligada às cores usadas no logotipo da empresa, uma tendência comum é seguir as cores do logotipo para construir a identidade visual. Mas deve-se tomar cuidado com o tom das cores, pois um logotipo por ser pequeno e objetivo, pode carregar corres fortes que em grande quantidade (em um Layout) podem ficar cansativas. Aconselha-se o uso de cores contrastantes e pastéis para uma definição forte de identidade visual e ao mesmo tempo conforto visual.
Existem livros que falam só disso! Acoselho a leitura do livro “Psicodinâmica das Cores em Comunicação” (ISBN: 8521203993), de Modesto Farina. É uma pós-graduação em cores que eu tenho certeza que vale a pena a leitura, pois mesmo quem não é da área, vai achar super interessante.
Abaixo, alguns exemplos e contra-exemplos de combinações de cores:
Deu para perceber né? Mas não é só isso, nossa históra vai continuar, falando sobre Backgrounds em websites e tipografia ideal para websites.
11 Comments
• Leave yours!