Como usar cores em layouts

Para quem não é designer, começa aí um pesadelo na hora de montar uma interface: As cores. Elas são suas aliadas na passagem da informação, tanto para um site, quanto para um software ou jogo. Mas como fogo, se você não souber manipula-la, você se “queima”.

Cores são as propriedades mais ricas em um website, software ou jogo. A cor ajudará na definição da identidade visual, padrão de navegação e relacionar áreas. De acordo com Farina (2002), as cores transmitem estados e sensações, induzem uma pessoa. Tons de laranja e vermelho (cores quentes) atraem jovens de 10 a 17 anos, tons claros de azul e cinza atraem a atenção de profissionais adultos entre 20 e 40 anos. Ao projetar um software, website ou jogo, deve-se levar em consideração as cores e usar elementos com cores certas. Tons de verde remetem a um ambiente hospitalar. Um software de automação hospitalar que siga estes padrões se adapta bem ao ambiente e provavelmente ao logotipo da empresa que certamente seguirá o mesmo padrão de cores.

A combinação de cores é muito importante, uma boa combinação causa harmonia, tranqüilidade e conforto visual no produto. Como um remédio, dosar para mais ou para menos o fator “cor” fará com que o produto melhore ou fique mais doente ainda. Por exemplo, usar a cor azul e vermelha combinadas causa um desconforto visual, pesando muito o produto e conseqüentemente a opinião subjetiva de um usuário para com o produto. Veja abaixo a imagem e note como as junção nas fronteiras das cores criam linhas claras e escuras entre elas. Isso não existe, é um desconforto visual.

A cor de um website está intimamente ligada às cores usadas no logotipo da empresa, uma tendência comum é seguir as cores do logotipo para construir a identidade visual. Mas deve-se tomar cuidado com o tom das cores, pois um logotipo por ser pequeno e objetivo, pode carregar corres fortes que em grande quantidade (em um Layout) podem ficar cansativas. Aconselha-se o uso de cores contrastantes e pastéis para uma definição forte de identidade visual e ao mesmo tempo conforto visual.

Existem livros que falam só disso! Acoselho a leitura do livro “Psicodinâmica das Cores em Comunicação” (ISBN: 8521203993), de Modesto Farina. É uma pós-graduação em cores que eu tenho certeza que vale a pena a leitura, pois mesmo quem não é da área, vai achar super interessante.

Abaixo, alguns exemplos e contra-exemplos de combinações de cores:

Deu para perceber né? Mas não é só isso, nossa históra vai continuar, falando sobre Backgrounds em websites e tipografia ideal para websites.

This entry was posted in In Portuguese and tagged , . Bookmark the permalink.

11 Comments

Leave yours!
  1. Rúbia
    at April 15, 2011, 4:45 pm

    Gostei muito do seu post. Parabéns

    • Naibelys
      at August 4, 2012, 3:21 am

      Bom dia. Acabei de encontrar este blog por acaso e vc este1 de parabe9ns! Je1 li quase tudo ahhhaaa. Muito interessante mesmo. Como o amigo aed e cima eu tbm tenho 25 anos, pore9m estou comee7ando agora. Eu comprei meu violino he1 muito tempo mas na minha cidade (interior) naum tem professor e a cidade mais prf3xima na verdade fica mto longe rs. Arrisquei a viagem e fiz umas aulas mas naum fiz mais q 2 meses pois era 1 aula de 15 em 15 dias e o professor naum era mt paciente ente3o naum compensava. Como ele me ensinou (pelo menos) a postura e tal fui arriscando em casa msm. Agora sim, depois de ler seu texto, me senti mt mais compreendida, meu pescoe7o df3i, meu corpo cansa re1pido, meus dedos doem tbm, ve1rias vezes desanimei, enfim, e9 realmente mt difedcil. O que me ajuda, e9 q nasci numa famedlia de mfasicos e tbm herdei o dom (ebaa), toco viole3o de ouvido e canto tbm. Minha meta inicial seria apenas tocar BEM algumas mfasicas pra tocar em casamento, a gente ja faz esse servie7o e eu queria dar essa incrementada, ale9m de ser um sonho tocar violino. E aed tem o detalhe da frustrae7e3o, moorro de vergonha, de tocar errado , morro de medo, sinto todas as coisas q vc descreveu e mais um pouco, mania perfeccionista ne.. Me diga q meu caso ne3o este1 perdido ahahah. Me senti mt mais motivada agora a praticar + Parabe9ns mais uma vez pelo blog =)

  2. Andrea Alencar
    at June 9, 2011, 6:49 pm

    Adorei o site. Mais ainda não me sinto segura na escolha das cores que devo usar. Voce pode me ajudar? Estou mantando um atelier de artesanato, onde vou vender minhas peças de tapeçaria e patchwork, mas também dou aulas de artesanato para crianças de 4 a 8 anos. Pensando que o patchwork requer cores neutras e exscuras e crianças cores claras e vibrantes, defin itivamente não sei como montar minha identidade visual.

  3. at June 12, 2011, 11:21 pm

    Cores fortes são bacanas, apesar de cansativas.

  4. Marcelo
    at September 10, 2011, 9:41 am

    Valeu, obrigado pelo post!

  5. RENATA MOREIRA
    at September 20, 2011, 9:31 pm

    oi adorei o site , estou montando uma empresa que vendera produtros alimenticios para (fast foods) e não sei que cor usar tenho que frazer meu cartao,site,folder vc pode me ajudar

    • at September 20, 2011, 10:10 pm

      Oi Renata, basicamente seguir as cores da logomarca é uma opção, mas ela não pode ficar agressiva demais (exageros de cores quentes).

      E no caso de produtos alimentícios, a escolha de cores que abrem o apetite (vermelho, amarelo e cores de alimentos em geral) geralmente são bem vindas ao contrário do Azul.

      Mas o melhor com certeza é pedir consultoria de uma empresa de marketing 🙂 afinal, a Coca-Cola conseguiu deixar um líquido preto com um aspecto refrescante

  6. Daniela Isola
    at August 23, 2012, 9:56 pm

    olá Dorival !

    estou montando uma loja de roupas e acessorios femininos na cidade de santos, é uma loja de rua e meu público alvo é de mulheres entre 20 e 40 anos.
    que cores vc proporia para uma loja de roupas assim, quero q as clientes se sintam em um ambiente a vontade , porem com certa sofisticação…

  7. yuri
    at October 23, 2012, 6:07 pm

    nao e o que eu precisava mas quando eu crescer e me formar em designer de interiores eu volto e dou uma olhada

  8. Renato
    at April 17, 2013, 1:19 am

    Muito bom cara!!!!!!!!!!!!!

  9. Mabel Gonzalez
    at August 12, 2014, 8:30 pm

    Olá,
    Estou querendo montar uma sala de atendimento em minha casa para atender alunos, pré-adolescentes e adolescentes, a fim de explicar Língua Portuguesa. Sou formada em Letras com Pós e curso Montessoriano, e utilizando este método , eu ensino através de jogos, facilitando o aprendizado e criando um ambiente lúdico. Gostaria de saber qual a cor que melhor combinaria com o Amarelo (cor que já havia escolhido), levando em consideração o ambiente para ser usado como sala de estudo e o público-alvo que vou atender.
    Muito Obrigada,
    Mabel Gonzalez

Leave a Reply

Please note that all fields are required. In order to keep the site clean and free of any subscription to comment, please do not post ads, no spam, no link dropping, no domain names. Your e-mail will not be published. All comments are moderated (they will appear shortly). rel="nofollow" in use: no page rank will be considered for links here. All fields are required. Thank you to share your thoughts :-)

*